domingo, 8 de maio de 2011

Projeto: Higiene Corporal...

Pessoal este projeto foi desenvolvido com as crianças do maternal...


HIGIENE CORPORAL.

APRESENTAÇÃO

O projeto Higiene Corporal esta sendo desenvolvido ..., com a turma ...., na faixa etária ..., que é composto por ...
As crianças estão na fase de desenvolvimento da linguagem oral, o que esta recebendo mais estímulos lingüísticos, pois a relação com outras crianças e escola favorece para melhorar o desenvolvimento da linguagem oral. Eles também usam mordidas e beliscão para se defender ou atingir seus objetivos.
São crianças pequenas que aprendem muito seguindo os exemplos de adulto o que se faz necessário desde já trabalhar limites, coordenação, respeito e bons hábitos.
As crianças do maternal vespertino não freqüentavam sala de aula e no primeiro momento, apresentaram certa resistência em ficar na sala, o que aos poucos esta se adaptando.

PROBLEMATIZAÇÂO

- As crianças conhecem a importância dos cuidados de higiene corporal?

- A família incentiva à criança a ter cuidados de higiene mostrando as causas prejudiciais de maus hábitos de higiene?


OBJETIVOS GERAIS
  • Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
    higiene;
  • Estimular para a pratica de tomar banho, cortar as unha e
    cabelos;
  • Estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Estimular nos alunos a limpeza do corpo, principalmente cabelos, pés e mãos, informar as crianças sobre a importância da higiene bucal.
·         Estimular as crianças a terem bons hábitos de higiene em todos os lugares e ocasiões que ocupam.
·         Fazer com que incorporem a higiene em seu comportamento de forma espontânea.
·         Fazer com que as crianças percebam e saibam ter um comportamento sadio em um ambiente limpo sabendo diferencia-lo de um ambiente sujo.


JUSTIFICATIVA

Os hábitos em relação à higiene, alem de serem um meio de defesa contra doenças, são grandes aliados na estruturação da personalidade da criança.
As crianças na faixa etária de dois anos, por brincarem no chão e por terem o habito de levar vários objetos na boca, tem uma grande possibilidade de contrair infecção, sendo preciso estar orientando a criança, assim como escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, lavar as mãos, colocar lixo no lugar certo, são hábitos de higiene que a criança aprende com a família, escola e comunidade.
Segundo os PCN (1997, p.107), a higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos.
A inclusão do ser humano na sociedade e no mundo se dá por meio da educação que recebe tanto no âmbito familiar ou social, como nas instituições escolares e a Instituição de Educação Infantil, deve possibilitar a construção de identidades, respeitando as características pessoais, étnicas, religiosas, sócio-econômicas, culturais e as necessidades de cuidados corporais, de afeto, segurança e de conhecimento.
Educar significa, portanto, proporcionar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, mais amplo da realidade social e cultural. (RCNEI, vol.1, p.23).
É importante que as crianças tenham noções de higiene, pois quando as mesmas não têm essas noções acarretam problemas que podem interferir no seu desenvolvimento pessoal.
          Para os PCN (1997, p.117) o aluno precisa responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva.
         É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido em sala de aula através de roda de conversa, conscientizando os alunos sobre o a importância de bons hábitos de higiene, que será explicado para as crianças que objetos sujos não devem ser levados à boca, lavar as mãos antes das refeições, cortarem as unhas e tomar banho, junto com as crianças, vamos fazer recorte de imagens ilustrativas de higiene para elaboração do cartaz que ficará exposto na sala para que eles possam estar visualizando imagens ilustrativas relacionadas ao tema, musicas infantil sobre higiene, elas assistiram um filme infantil sobre bons hábitos higiênico.
Orientação e acompanhamento da boa higiene pessoal: lavar as mãos, cuidados com os pés e com as unhas.
Exigência e orientação aos pais dos educando quanto ao cuidado com o couro cabeludo (piolho), das crianças. Será realizada uma palestra com um profissional da saúde para estar explicando para a comunidade a importância de orientar as crianças sobre cuidados com a higiene. Para finalização do projeto será realizada uma reunião com os pais dos alunos, onde será entregue panfletos com orientação sobre higiene.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO







Atividades/mês




04




05




06




07

Elaboração do
projeto



X


Desenvolvimento
Do
projeto



X


X

Palestra com profissional da
saúde




X


Encerramento do
projeto





X




Recursos Utilizados

Para o desenvolvimento deste projeto foram utilizados:
·         DVD
·         SOM
·         CARTOLINA
·         REVISTAS


 Avaliação
A avaliação será realizada através de registros e acompanhamento das crianças, observando seu desenvolvimento e interesse pelo o tema.

Produto Final
Reunião com os pais e entrega de panfleto sobre bons hábitos de higiene.



Bibliografia

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília 1996.

Muller, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da Educação Infantil; Centro Universitário Leonardo da Vinci. _Indaial: ASSELVI, 2008.

BRASIL SEF/ MEC. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.


































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